PT








INSTRUÇÕES DE USO, MANUTENÇÃO E ADVERTÊNCIAS SOBRE A SEGURANÇA DA GUIA DIVO®

Parabéns! Ao escolher DIVO® apostou nos fatores característicos de todos os produtos Primenove: qualidade, segurança e exclusividade do design.

 

  • Descrição geral da guia
  • Características técnicas
  • Advertências e informações de segurança
  • Antes de cada utilização
  • Durante a utilização
  • Modalidade de uso - Utilização correta
  • Manutenção
  • Atenção
  • Eliminação
  • Garantia



  • Figura 1

     Figura 2 


    Figura 3

     Figura 4 




    Descrição geral da guia (Fig.1 ,2 e 3):
    DIVO® tem 3 funções únicas:

    1. SISTEMA DE BLOQUEIO "DE ALAVANCA": para bloquear a distância entre você e o seu cão, simplesmente aperte o punho. Com DIVO® já não é necessário usar o polegar.

    2. MÃOS LIVRES: DIVO® permite que você tenha as mãos livres. A sua forma redonda original é perfeita para inserir a mão e o antebraço dentro do buraco.

    3. ABERTURA DA EMPUNHADURA: a empunhadura com abertura  (Fig.3)  permite fixar a guia DIVO® a qualquer suporte fixo sem a necessidade de amarrar o cabo. DIVO® é composto por dois elementos principais: uma empunhadura ① de forma tubular redonda que pode ser aberta e um suporte porta-rolo ②. DIVO® pode ter duas configurações: REPOUSO  (Fig.1) e USO  (Fig.2).  A configuração USO é aquela com a qual o cão se conduz com a guia. A empunhadura pode se abrir (Fig.3) conforme a seção com a característica forma "rabo de andorinha" ⑧  (Fig.4).




    Características técnicas:

    Extensão do cabo: 3,5 mt (137.795 pol.).
    Tamanho/Peso do cão: até um máximo de 50 kg. máximo (110.231 lb).
    Materiais: empunhadura e suporte em material termoplástico de alta resistência e à prova de choque. Punho em material soft-touch. Cabo em poliéster de alta resistência. Extensão do cabo: 3,5 mt (137.795 pol.). Tamanho/Peso do cão: até um máximo de 50 kg. máximo (110.231 lb). Leia com atenção as instruções para um uso adequado, as informações de segurança e as advertências.

    Este símbolo  indica que é necessário respeitar escrupulosamente as advertências fornecidas.




    Advertências e informações de segurança: 

    1. De acordo com o tamanho e a raça do cão não é recomendável o uso da guia retrátil por crianças menores de 14 anos.

    2. A guia DIVO® deve ser utilizada por pessoas que estejam familiarizadas com o comportamento dos cães.

    3. Não tocar no cabo (corda ou fita) quando a guia está presa ao cão: perigo de lesões.

    4. Não enrolar o cabo sobre partes do corpo: quando o animal puxa, pode ter perigo de lesões.

    5.Trazer o cão bem perto e acionar o sistema de bloqueio perto de outros animais ou pessoas

    6. NUNCA abra o suporte porta-rolo: contém uma mola sob tensão -perigo de lesões

    7. Ao cair no chão a guia pode provocar danos ao seu mecanismo interno prejudicando o seu funcionamento. Verificar o funcionamento depois de qualquer evento desse tipo.



    Antes de cada utilização: 

    1. Leia atentamente o manual de instruções, as informações de segurança e as advertências.

    2. Assegure-se sempre de ter fixado bem a guia ao cão e verifique o desgaste do cabo, do gancho e da coleira/peitoral. O cabo está sempre sujeito à ação de recolha por parte do rolo de enrolamento. Se a coleira ou o peitoral do cão se rasgam ou o gancho na extremidade do cabo não é fechado de maneira adequada, a extremidade da guia pode soltar-se e o retorno descontrolado pode provocar lesões nos olhos, dentes ou rosto. Nesse caso deixar cair a guia no chão imediatamente.

    3. Verificar que a empunhadura seja fechada corretamente (ver ponto 7 das Modalidades de Uso).

    4. Assegure-se de que o peso do cão não seja superior ao peso permitido como indicado na embalagem.



    Durante a utilização: 

    1. NÃO utilizar a guia DIVO® com a empunhadura aberta (Fig.3):  perigo de mal funcionamento e ruptura da guia com consequências prejudiciais para o cão, pessoas e coisas.

    2. O suporte porta-rolo ②, está livre de rodar de 360° em torno do perno de rotação. Alterações repentinas na direção para trás do cão podem colocar a guia em posição de REPOUSO com o risco de esmagar os dedos. Nesse caso acompanhar o movimento do cão com o braço e o pulso para evitar que a guia entre em posição de REPOUSO.

    3. Manter a guia curta (verificar os limites de extensão estabelecidos pela lei de cada país) e sob controle em lugares lotados ou com pouca visibilidade, perto de ruas movimentadas, áreas com presença de crianças, ciclovias ou pistas de jogging: perigo para o cão, pessoas e coisas.

    4. Segurar corretamente a guia DIVO® para poder ativar imediatamente o sistema de bloqueio.

    5. Não deixar o cão sem vigilância com a guia fixada a um suporte. Esse comportamento pode causar perigo para a segurança do cão, dos transeuntes e danos para a própria guia.

    6.Não utilizar a guia DIVO® quando estiver andando de bicicleta, patinando, andando de skate, etc... e ao caminhar em superfícies geladas ou escorregadias.



    Modalidade de uso - Utilização correta

    1. Primeira utilização: Na sua embalagem de venda, a guia DIVO® encontra-se na configuração de REPOUSO. Para utilizá-la, depois de retirá-la da embalagem e ter lido esse manual de instruções, rodar de 180° o suporte porta-rolo 2 na configuração USO  (Fig.2).  Antes de usar a guia, familiarize-se com seu inovativo sistema de controle da extensão do cabo (sistema de bloqueio de alavanca do rolo enrolador de cabo). Para fazer isso aconselhamos de segurar a guia e apertar várias vezes a alavanca ⑤ com a palma da mão e ao mesmo tempo estender o cabo com a outra mão ⑥. Nota-se que, ao pressionar a alavanca pela primeira vez, um "clique" indica que o mecanismo de bloqueio do cabo foi ativado. Nessa configuração (sem continuar a pressionar a alavanca) nota-se que o cabo não pode esticar-se, mas pode enrolar-se no rolo. Com uma segunda pressão (se ouvirá um "clique" novamente) a alavanca desbloqueia o mecanismo deixando o cabo livre de se esticar e se reduzir. Se mantiver a alavanca pressionada ao pressionar o punho, o cabo não se esticará e nem se reduzirá, permanecendo fixo na extensão em que se encontra.

    2. Para colocar a guia no cão: com a guia na posição USO, reduzir ao mínimo o comprimento do cabo e com a mão com a qual se segura a empunhadura da guia manter pressionada a alavanca ⑤. Para manter o cabo bloqueado, com a outra mão encaixar o gancho⑦na coleira ou peitoral do cão. Feito? Agora é possível desfrutar do passeio junto com seu fiel amigo!

    3. Durante o passeio: o segurar sempre corretamente a guia pelo punho ③ sem pressionar a alavanca. A guia regula automaticamente o comprimento do cabo para se adaptar aos movimentos do cão. Em algumas circunstâncias, acionar o sistema de bloqueio do cabo e desfrutar da possibilidade de ter as mãos livres introduzindo o antebraço no buraco da empunhadura.

    4. Para bloquear o alongamento do cabo: aperte o punho na empunhadura e pressione a alavanca ⑤ que controla o sistema de freio (bloqueio) do rolo enrolador de cabo. Será ouvido um "clique" que indica que o sistema de bloqueio está ativado. Com o rolo bloqueado, ao se aproximar ao cão, o rolo se rebobina automaticamente, sem permitir o alongamento até que a alavanca permaneça bloqueada (na posição baixada).

    5. Para liberar o cabo: basta apertar novamente o punho na alavanca para ouvir um novo "clique" e o cabo será livre de se reduzir ou se esticar novamente.

    6. Para reduzir o comprimento do cabo: seja com a alavanca desbloqueada seja bloqueada (mas sem pressão constante) basta mover o braço na direção do cão.

    7. Abrir/fechar a empunhadura: (Fig.3) e (Fig.4)  a empunhadura da guia DIVO® pode ser aberta para permitir ao dono do cão de fixar o cão a um suporte em circunstâncias particulares de breve duração e em sua constante presença e vigilância. Antes de abrir a empunhadura, assegure-se de ter colocado na posição de bloqueio o mecanismo de extensão do cabo (alavanca pressionada para baixo). Em seguida, baixar o botão deslizante ④. e, empurrando em oposição as duas partes superior e inferior da empunhadura, proceder para abri-la. A fechadura da empunhadura, quando as duas extremidades são perfeitamente inseridas uma na outra, é garantida pelo sistema de segurança controlado pelo botão deslizante ④. que protege contra a abertura acidental. Para proteger contra a abertura acidental da empunhadura, verificar se o botão ④está completamente empurrado para cima (perto da seção de abertura em rabo de andorinha) e tentar mover as duas partes da empunhadura em oposição.
    8. Fixar e manter uma determinada extensão da fita da guia: ou seja para dar ao nosso cão um certo espaço de liberdade, efetuar com a guia as seguintes operações:
      8a. Bloquear a fita numa distância pré-determinada:
         • Pôr a fita na extensão desejada,
         • Pressionar a alavanca (5)  (Fig.1)  para acionar o bloqueio e não permitir mais nenhuma extensão do cordão,
         • Colocar o botão T para a frente na posição A-  (Fig.4)   

         • Com a alavanca na posição de bloqueio e o botão T na posição A, a fita permanece na extensão estabelecida.

     8b. Desbloquear o deslizamento da fita:
         • Mover o botão T atrás para a posição B-  (Fig.4)
         • Pressionar a alavanca (5). Agora a fita está novamente livre para estender-se ou enrolar-se.
    NOTA: O que acontece quando se esquece de colocar o botão T na posição B? Ao utilizar a alavanca (5) se desbloqueia o cilindro, assim o botão T é empurrado pelo cilindro de enrolamento da fita na posição B que desativa automaticamente a sua função, permitindo que a guia funcione de forma normal sem nenhum dano na guia.



    Manutenção

    Manter o produto sempre limpo nas áreas com partes em movimento: alavanca de acionamento do sistema de bloqueio, saída do cabo do suporte porta-rolo, botão deslizante e cabo (fita ou cordão). Em caso de chuva, quando guardar a guia, seque o cabo com um pano seco ou deixe-lo secar ao ar. Para a limpeza, utilize um pano húmido com água ou substâncias adequadas ao contacto com os materiais de que é composta a guia.




    Atenção: 

    1. Não utilizar substâncias corrosivas para limpeza.

    2. Não aproximar a guia de fontes diretas de calor.

    3. Não utilizar a guia DIVO® a temperaturas acima de 55°C ou abaixo de -5°C.

    4. A exposição prolongada à luz solar ou temperaturas superiores às indicadas pode provocar a deformação da guia DIVO® que pode comprometer o seu funcionamento.



    Eliminação:  

    Este símbolo indica que, de acordo com as normas locais em vigor, este produto não deve ser eliminado junto aos resíduos domésticos. É responsabilidade do utilizador eliminar esse produto, uma vez terminada sua vida útil, em um ponto de recolhimento adequado. Recolher e reciclar separadamente esse produto ajuda a preservar os recursos naturais e garante que sejam reciclados de forma a proteger a saúde das pessoas e o ambiente.




    Garantia    

    O produto é projetado e fabricado em conformidade com os regulamentos da CE e é protegido pelos direitos de garantia válidos por lei no país onde o produto é vendido. NUNCA ABRA A ESTRUTURA DA GUIA SOB PENA DE ANULAÇÃO DA GARANTIA. A garantia decorre a partir da data de venda indicada na prova de compra: fatura ou recibo (guardar a prova de compra). Durante o período de validade da garantia e caso sejam cumpridos os termos, a Primenove assegura a reparação gratuita ou a substituição da trela DIVO® por um produto igual ou melhor da gama (a seu exclusivo critério caso não esteja disponível o modelo restituído). Contacte o revendedor fornecendo os seus dados e entregando o produto defeituoso com a prova de compra ou enviando o produto defeituoso juntamente com a prova de compra e com franquia suficiente, para o seguinte endereço: Primenove srl - via Acquacorrente,6 - 65123 Pescara (Italy).

    A trela DIVO® é protegida por patente internacional.

    Para mais informações sobre a trela DIVO®, visite o site:
    www.primenove.com  ou contacte o serviço ao cliente:  Contattaci